Princípio da vedação de retrocesso e financiamento da seguridade social no Brasil

19

Autores: Itamar de àvila Ramos e Elda Coelho de Azevedo Bussinguer

Capa de Livro: Princípio da vedação de retrocesso e financiamento da seguridade social no Brasil

"Enfrentar os severos riscos de retrocesso no arranjo protetivo da seguridade social, tal como fixado na Constituição de 1988, é o grande mérito (uma inadiável agenda de luta?) dessa instigante e densa obra que tenho a honra de prefaciar. Sinto-me suspeita para avaliar o presente texto, com o qual quase integralmente me identifico, seja na fronteira do debate acadêmico, seja na luta cotidiana do Ministério Público de Contas.

Assim já assumido o meu enviesado lugar de fala, convido o leitor a desfrutar da leitura que se abre com a consciência, quiçá mesmo compromisso de defesa, de que ou tais retrocessos no orçamento da seguridade social e, por conseguinte, no nível de tutela dos direitos à saúde, assistência e previdência social são inconstitucionais, ou quem terá morrido será o nosso pacto civilizatório de 1988.

Itamar de Ávila Ramos e Elda Coelho de Azevedo Bussinguer nos provocam não só ao enfrentamento de tal indagação estrutural, como também nos oferecem, a partir de uma rica revisão de bibliografia, norte interpretativo que aponta para a inconstitucionalidade de quaisquer subterfúgios que impliquem, intertemporalmente, retrocesso de custeio na seguridade social."

Élida Graziane Pinto
Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo
Pós-Doutora em Administração pela FGV e Doutora em Direito pela UFMG

 

Como citar este livro:

RAMOS, Itamar de Ávila; BUSSINGUER, Elda Coelho de Azevedo.  Princípio da vedação de retrocesso e financiamento da seguridade social no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.  182 p.

Artigo anteriorCampanhas políticas, liberdade expressão e democracia
Próximo artigoManual de estruturação de concessões e parcerias público-privadas