Troca de Livros

Objetivo do projeto

O projeto Troca de Livros, da Biblioteca Cyro dos Anjos, tem como principal objetivo incentivar a circulação de livros entre os participantes, evitando que as obras sejam relegadas ao esquecimento ou até mesmo descartadas por falta de utilidade, além de promover um acesso democrático ao livro e ao mesmo tempo fomentar e incentivar o gosto pela leitura.

Principais Metas

  • Promoção da leitura: Incentivar as pessoas a ler mais e a se envolverem com a literatura
  • Comunidade: Fomentar um senso de comunidade entre os participantes, criando um espaço onde as pessoas possam se encontrar, interagir e compartilhar interesses literários.
  • Sustentabilidade: Promover a reutilização e a reciclagem de livros, contribuindo para a redução do desperdício e do impacto ambiental.
  • Diversidade literária: Encorajar a diversidade na leitura, fornecendo acesso a uma variedade de gêneros, autores e culturas.
  • Engajamento da comunidade: Envolver os membros da comunidade na organização e no funcionamento do projeto, criando um senso de propriedade e responsabilidade.

Abordagem conceitual

A ideia central é promover a troca e o compartilhamento livros, como uma forma de economia colaborativa, em que as pessoas contribuem para a um grupo, compartilhando o que têm. Além disso, baseia-se na crença de que todos devem ter acesso igualitário a livros e na promoção da leitura como um direito básico, e enfatiza a importância da reutilização de livros como uma forma de reduzir o desperdício e o consumo excessivo de recursos naturais. Ao encorajar a troca e reutilização de livros, o projeto pode oferecer a oportunidade de acesso a uma variedade de livros que representem diferentes culturas, gêneros, estilos literários e perspectivas, promovendo a diversidade na leitura, além do envolvimento da comunidade.

Quem pode participar?

O projeto está aberto à participação de qualquer interessado, tanto servidores e colaboradores do TCDF, quanto os cidadãos.

Requisitos

Os participantes devem possuir pelo menos um livro em boas condições para trocar.
Os livros disponibilizados para troca devem estar em bom estado, sem páginas rasgadas, manchas significativas ou danos graves.

Regras

  1. Os participantes podem trazer seus livros para troca no estande da Biblioteca Cyro dos Anjos, localizado do hall de entrada do Edifício Sede, e aberto aos interessados durante as comemorações da Semana do Servidor, nos dias 23 a 27 de outubro de 2023.
  2. Após o encerramento da Semana do Servidor, será disponibilizado um espaço da Biblioteca Cyro dos Anjos para que os interessados possam efetuar as trocas dos livros.
  3. Os participantes podem trocar seus livros doados por outros livros disponíveis para troca no stand da Biblioteca, durante a Semana do Servidor, e, posteriormente, no espaço destinado ao projeto, no salão de entrada da Biblioteca Cyro dos Anjos, seguindo o sistema de troca organizado pela equipe responsável.
  4. O número de livros que um participante pode trocar pode ser limitado pela organização do projeto, a fim de garantir uma distribuição justa.
  5. Os participantes devem tratar todos os livros e outros participantes com respeito e cortesia.
  6. Qualquer comportamento inadequado, como vandalismo ou descumprimento das regras estabelecidas pela equipe da Biblioteca, pode resultar na retirada do participante do projeto de troca.
  7. Os participantes são responsáveis por cuidar dos livros trocados enquanto estiverem na sua posse.
  8. A Biblioteca reserva-se o direito de fazer alterações neste regulamento, desde que sejam comunicadas aos participantes com antecedência.

Disposições Gerais

A participação no projeto é totalmente voluntária e não implica em qualquer obrigação legal ou financeira para os participantes;

Cabe à Biblioteca o direito de moderar as trocas, removendo livros com conteúdos inadequados ou membros que não estejam em conformidade com as regras estabelecidas;

À Biblioteca reserva-se o direito de descontinuar o projeto caso não haja adesão suficiente por parte dos servidores ou por necessidade institucional. Os participantes serão devidamente informados em caso de descontinuação;

Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos adicionais podem ser solicitados à equipe da Supervisão de Disseminação da Informação e Gestão de Acervos – SDGA responsável pelo projeto, através dos ramais 922 (Leandro) ou 274 (Carolina).