Separação dos poderes na modernidade

12

Autores: Fernando R. de Sousa Lima e Orlando Villas Bôas Filho

Capa de Livro: Separação dos poderes na modernidade

O propósito deste livreto é esboçar uma análise sistêmica do princípio da separação dos poderes no contexto da sociedade contemporânea, marcada por sua fragmentação em diversos subsistemas autônomos que exercem funções distintas em um universo hipercomplexo.

Para cumprir a tarefa, em primeiro lugar, procura justificar o referencial teórico escolhido mediante a indicação de sua pertinência para o tratamento da questão a ser analisada. Em seguida, realiza uma breve reconstrução do itinerário intelectual da ideia de separação dos poderes na “semântica moderna”. Assim, sem pretender realizar uma análise histórica mais consequente dessa ideia, o estudo faz apenas uma alusão a autores clássicos que, no horizonte da “semântica moderna”, contribuíram para sua difusão e consolidação. No percurso, o estudo se orienta, especialmente, pela tese de Quentin Skinner, cujo foco consiste em elaborar instrumentos metodológicos adequados para se evitar o anacronismo no âmbito da história das ideias.

Por fim, com base na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, propõe uma releitura sistêmica da separação dos poderes.

Como citar este livro:

LIMA, Fernando Rister de Sousa; VILLAS BOAS FILHO, Orlando. Separação dos poderes na modernidade: uma releitura sistêmica. Curitiba : Juruá, 2018.  95 p.

Artigo anteriorO estado sustentável democrático de direito pela ótica topológica
Próximo artigoIndependência e responsabilidade dos juízes