Autor: Antonio Siemsen Munhoz
A sociedade apresenta uma movimentação contínua na busca de novas metodologias. Aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem, elas permitem recuperar o interesse do aluno e reunir uma série de ideias para que a aprendizagem seja efetivada de forma independente e significativa com o uso de conteúdos relevantes ao campo profissional no qual o aluno vai desenvolver seus trabalhos.
Aplicadas de forma isolada, tais iniciativas podem ser perdidas.
Reunir estas novas metodologias pede uma ferramenta que traz como proposta a superação de uma visão estreita quando se enxerga apenas o projeto político e pedagógico de cursos, que não detalham como as atividades pedagógicas serão desenvolvidas.
Esta tarefa cabe ao projeto instrucional de curso, uma proposta para que se possa obter um gerenciamento de qualidade total. Assim, o projeto instrucional pode ser considerado elemento essencial para as instituições de ensino superior no contexto acadêmico e elemento necessário para preparar e planejar todas as atividades no ambiente virtual a fim de atingir um elevado grau de qualidade.
Como citar este livro:
MUNHOZ, Antonio Siemsen. Projeto instrucional para ambientes virtuais. São Paulo: Cengage, 2016. 214 p.