Biblioteca Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

1) Qual horário de funcionamento da Biblioteca?

A Biblioteca Cyro dos Anjos funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18:30.

2) Quem pode utilizar a Biblioteca Cyro dos Anjos?

Todo cidadão pode utilizar as dependências da Biblioteca para estudos e consultas. Nosso público é caracterizado como interno (membros, servidores, ativos e inativos) e externo (público em geral).

3) Como consultar o catálogo da Biblioteca?

Pela internet no sítio do TCDF ou pela intranet (servidores do TCDF). A Biblioteca Cyro dos Anjos faz parte da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI) que congrega as bibliotecas dos principais órgãos do Judiciário, do Executivo, do Legislativo e do Distrito Federal.

4) Como localizar livros?

A Biblioteca utiliza a Classificação Decimal Universal (CDU), cujo preceito básico é a divisão do acervo em grandes áreas do conhecimento, numeradas de 0 a 9. Cada livro recebe um código numérico de classificação, código este que identifica univocamente cada livro, sendo também conhecido como número de chamada. Além do número de chamada, na identificação do volume são utilizadas as 5 primeiras letras do sobrenome do autor e as 5 primeiras do título do livro, além de informações adicionais que, caso caibam, contemplam edição, tiragem, volume e número do exemplar. Todos os livros recebem uma etiqueta na parte baixa da lombada, onde constam as mencionadas informações.

5) Como localizar periódicos?

Os periódicos estão localizados no mezanino da Biblioteca e ordenados alfabeticamente de acordo com o título do periódico.

6) Como retirar material emprestado?

O empréstimo de obras do acervo da Biblioteca é permitido somente para membros e servidores, ativos e inativos, e para bibliotecas conveniadas, todos previamente credenciados no balcão de atendimento.

7) É possível realizar o empréstimo de uma obra de outra biblioteca?

Sim, desde que esta outra biblioteca seja conveniada à nossa. Neste caso, podem solicitar EEB somente os membros e os servidores, ativos e inativos.

8) É possível renovar a data de devolução dos livros emprestados pela internet/intranet?

A renovação de exemplares emprestados poderá ser realizada se a data de devolução não estiver vencida, se não houver pendência na Biblioteca e desde que não haja reserva para outro usuário. O prazo da renovação é pelo mesmo período de empréstimo permitido na categoria do usuário. A renovação é permitida por até 5 (cinco) vezes. Após esse limite o usuário deverá devolver o exemplar e fazer novo empréstimo na Biblioteca. Passo a passo para a renovação via internet/intranet: 1º Acessar o site da Biblioteca (http://www.tc.df.gov.br/web/biblioteca-cyro-dos-anjos/); 2º Clicar no ícone “Pesquisa ao Acervo” e em seguida na guia “Usuário”; 3º Digitar matrícula (quatro números + hífen + dígito) e a senha (Observação: incluir o número 0 (zero) no início da matrícula caso esta tenha apenas 3 (três) dígitos); 4º Clicar no número correspondente a Empréstimos (lado esquerdo da página); 5º Marcar os títulos emprestados e clicar em “Renovar Marcados” ou “Renovar Todos”; 6º Conferir a nova data de devolução.

9) Não está conseguindo reservar ou renovar?

É provável que você esteja em atraso, ou cumprindo suspensão. Ou ainda pode ser que o livro não esteja emprestado. Se o item estiver disponível, não poderá ser reservado, dirija-se à biblioteca para retirá-lo.

10) Outra pessoa pode fazer a devolução do material emprestado?

Sim, qualquer pessoa pode devolver, mas apenas o servidor pode retirar o material.

11) Quantos livros o servidor pode retirar e por quanto tempo?

O servidor pode retirar até dez livros por vez, pelo período de até 15 dias renováveis.

12) Posso comer e beber na Biblioteca?

Não é permitido o consumo de alimentos ou bebidas no interior da Biblioteca. Permite-se a utilização de garrafas devidamente tampadas contendo exclusivamente água.

13) A Biblioteca dispõe de sala de estudos em grupo?

Não.

14) Sou funcionário terceirizado ou estagiário do TCDF. Posso pegar emprestados itens da Biblioteca?

Não. O empréstimo de obras do acervo da Biblioteca é permitido somente para membros e servidores, ativos e inativos, e para bibliotecas conveniadas, todos previamente credenciados no balcão de atendimento.

15) Como doar livros para a Biblioteca?

A doação de livros para o acervo poderá ser realizada no balcão de atendimento da Biblioteca.