SUS (Sistema Único de Saúde): conquistas, desafios políticos e bioética

24

Autora: Liane de Alexandre Wailla

Capa de Livro: SUS (Sistema Único de Saúde): conquistas, desafios políticos e bioética

“O SUS não funciona!”

Ou, “O SUS não tem médicos, não tem leitos e as pessoas morrem aguardando atendimento em suas enormes filas de espera”.

O leitor reconhece alguma familiaridade nessas falas? Por certo, sim. Muitos brasileiros, alguma vez, já se viram impotentes diante de um sistema de saúde incapaz de suprir toda a demanda que lhe é dirigida. Sem descurar dessa triste realidade, convido-o a uma reflexão mais profunda. E se não tivéssemos o SUS? Como se daria o atendimento aos mais de 100 milhões de usuários diretos desse sistema? Seria o SUS, de fato, um sistema falido, ou existem programas e ações em saúde eficazes, mas que são escondidos pela mídia?

E, o mais importante: por que? Por que o SUS não consegue atender plenamente o direito à saúde, distanciando-se de seus próprios princípios, como a universalidade, igualdade e integralidade? Quais os entraves e os desafios que fazem dele um sobrevivente em meio às investidas políticas e econômicas historicamente dirigidas para a sua completa destruição? A que interesses atende toda essa conjuntura voltada ao desmantelamento daquilo que se tornou o maior sistema de saúde pública no mundo?

Tendo como pano de fundo os ideais da Reforma Sanitária Brasileira e perpassando por temas como subfinanciamento da saúde, saúde suplementar, terceirização de serviços públicos, “PEC dos Gastos Públicos”, entre outros tão verberados e que questionam a eficácia do direito à saúde por meio do SUS, a presente obra propõe-se a responder a essas e outras tantas questões que envolvem o Sistema Único de Saúde, desnudando a sua face vitoriosa e lançando luzes, tal como um raio de esperança, a uma outra realidade, pouco explorada em termos de saúde pública, mas que em muito pode contribuir para a qualidade de vida da população e para a própria sustentabilidade financeira do SUS: a bioética latino-americana e seus pressupostos em torno da justiça sanitária.

Como citar este livro:

WAILLA, Liane de Alexandre. SUS (Sistema Único de Saúde): conquistas, desafios políticos e bioética. Curitiba: Juruá, 2018. 147 p.