O processo nos tribunais de contas: contraditório, ampla defesa e a necessária reforma da Lei orgânica do TCU

30

Autor: Alexandre Aroeira Salles

Capa de Livro: O processo nos tribunais de contas: contraditório, ampla defesa e a necessária reforma da Lei orgânica do TCU

Seria possível o exercício do contraditório e da ampla defesa nos processos perante os Tribunais de Contas? É factível ao cidadão, ao agente público e/ou à empresa que respondem e prestam suas contas perante os Tribunais de Contas a obtenção de um julgamento imparcial por parte dos seus Ministros e Conselheiros? Qual o mínimo que um processo nas Cortes de Contas deveria conter para ser compatível com nossa Constituição? Os Tribunais de Contas estão estruturados para garantir às partes o princípio constitucional do devido processo legal? Qual o papel que o Ministério Público de Contas deveria exercer nos Tribunais de Contas para atuar de forma compatível com a Teoria do Processo e a Constituição nacional? Estas e outras questões são tratadas cuidadosamente no livro, com vasta pesquisa legislativa, jurisprudencial e doutrinária, levando o leitor a uma compreensão sistêmica do modelo constitucional de Controle Externo e a Teoria do Processo.

Como citar este livro:

SALLES, Alexandre Aroeira.  O processo nos tribunais de contas: contraditório, ampla defesa e a necessária reforma da Lei orgânica do TCU. Belo Horizonte : Fórum, 2018.

Artigo anteriorMapeamento de controles internos SOX: práticas de controles internos sobre as demonstrações financeiras
Próximo artigoDCASP: da teoria à prática de elaboração, consolidação e análise.