Os robôs do amanhecer

73

Autor: Isaac Asimov

Capa de Livro: Os robôs do amanhecer

O livro começa com o detetive Elijah Baley na Terra, treinando juntamento com seu filho e outras pessoas para tolerar o exterior, apesar de sua socialmente enraizada agorafobia. Ele é ordenado a ir a delegacia de polícia.

Chegando lá, ele é informado que o mundo Spacer de Aurora solicitou através de canais diplomáticos, que ele vá para lá. Ele é informado que a mente de R. Jander Panell, um robô humanoide idêntico a R. Daneel Olivaw, foi destruído por um bloqueio mental — "roboticidio", como ele mais tarde nomeará isso.

O inventor do robô, Han Fastolfe, foi implicado no caso. Fastolfe, que foi visto a última vez em The Caves of Steel, é o melhor roboticista em Aurora. Ele admite que ele é a única pessoa com habilidade suficiente para ter feito isso, embora ele nega te-lo feito. Fastolfe é também um proeminente membro de uma facção política de Aurora, que é a favor da Terra. Implicações no crime ameaçam sua carreira política; por consequência, é politicamente conveniente que ele seja exonerado.

No caminho para Aurora, Baley, mais uma vez, vira parceiro de R. Daneel Olivaw, assim como de R. Giskard Reventlov, outro dos robôs de Fastolfe.

Como citar este livro:

ASIMOV, Isaac.  Os robôs do amanhecer. 3. ed. Rio de Janeiro : Record, c1983.

Artigo anteriorEsaú e Jacó
Próximo artigoAs três Marias