Obras públicas: comentários à jurisprudência do TCU

297

Autores: Valmir Campelo e Rafael Jardim Calvalcante

Capa de Livro: Obras públicas: comentários à jurisprudência do TCU

Este compêndio — que pode ser classificado como uma obra de referência — propõe ao leitor o acesso rápido e organizado aos mais variados tópicos relacionados à vasta jurisprudência do TCU afeta ao controle de obras públicas.

Chuvas, extrapolações aos limites contratuais de 25%, BDI, obras emergenciais, distâncias de transporte, prazo da obra, adaptações aos sistemas referenciais de preços e toda a complexa malha de assuntos relacionados ao tema.

Nesta quarta edição, além da ampliação e atualização de toda a jurisprudência, os autores acrescentaram tópicos importantes relacionados à fraude em obras públicas, à responsabilidade dos fiscais de obra, ao instituto da pré-qualificação, novos verbetes de habilitação e sobre licitações do tipo técnica e preço. Também apresentam, didaticamente, o amadurecimento da jurisprudência relacionada à contratação integrada, novidade alçada pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) e recentemente incluída na Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016).

Ao engenheiro, um compêndio historiado das trilhas legais para o bom e regular emprego de recursos públicos. Ao operador do direito, uma extensa lista de construções factuais indispensáveis à correta subsunção jurídica de casos concretos nessa área.

Como citar este livro:

CAMPELO, Valmir. Obras públicas: comentários à jurisprudência do TCU. 4. ed., rev., ampl. e atual. Belo Horizonte: Forúm, 2018.

Artigo anteriorResolução pacífica de conflitos: alternativas para a segurança pública
Próximo artigoGovernança e gestão de obras públicas: do planejamento à pós-ocupação