Energias renováveis

5

Autor: Fabriccio Steindorfer

Capa de Livro: Energias renováveis

O Setor Elétrico Brasileiro encontra-se em meio à mudança de paradigmas, considerando vários fatores como a longa crise hidrológica e o fortalecimento de fontes antes consideradas economicamente inviáveis tais como eólica, solar e biomassa. A realidade vivida pela indústria repercute no mundo jurídico, que busca evoluir e cumprir o seu papel de alicerce da segurança necessária ao crescimento e fortalecimento da oferta de energia.

A obra Energias Renováveis: Meio Ambiente e Regulação é fruto da experiência profissional do autor como parecerista aliada ao seu trabalho acadêmico de longos anos como professor e pesquisador. A pesquisa pós-doutoral realizada na Universidade de Augsburg (Alemanha) buscou coletar elementos no sistema legal alemão, em especial quanto à nova lei de energias renováveis, que possam contribuir para a formação dos novos parâmetros a serem adotados no Brasil, considerando o sistema regulatório e a proteção ao meio ambiente como seus pilares principais.

Temas como efeito NIMBY (Not In My BackYard), regime especial de compensação, o problema do armazenamento de energia, mudanças climáticas, eficiência energética, captura e armazenamento de carbono (Carbon Capture and Storage – CCS), gestão ambiental, protocolo de Kyoto, entidades do setor elétrico na Europa e atores do sistema regulatório alemão são objeto de análise verticalizada com o fim de promover o debate acerca do tema.

O livro proporciona ao leitor material rico e capaz de dar suporte aos mais variados fins, balizando trabalhos de pesquisa jurídica e escritos de ordem profissional para o setor energético, com foco no mais atual debate sobre as energias renováveis.

Como citar este livro:

STEINDORFER, Fabriccio.  Energias renováveis: meio ambiente e regulação. Curitiba: Juruá, 2018.  129 p.

Artigo anteriorDireito ambiental & economia
Próximo artigoO estado sustentável democrático de direito pela ótica topológica