Blackwater

15

Autor: Jeremy Scahill

Capa de Livro: Blackwater

O livro conta a história de um exército mercenário denominado Blackwater, que expandiu após o atentado do 11 de setembro com a política de guerra ao terror, implementado pelo governo Bush.
O exército mercenário, muito bem treinado (diga-se de passagem), passa a ter o respaldo do governo americano para exercer suas missões no Iraque, conjuntamente com o exército americano. O exército da Blackwater vai ganhando corpo pelo simples fato de pagar aos seus combatentes muito mais do que o governo paga à sua força armada, e, com isso vai ganhando força em caráter mundial, passando a fabricar aviões, tanques, armas, etc. Conjuntamente com esse respaldo, a Blackwater começa a ter privilégios, quais? Os seus soldados não eram julgados pela Corte Americana, os contratos eram assinados diretamente com o governo, os documentos não eram demonstrados nem para o Congresso Americano sob o argumento de sigilo, dentre outros.

Como citar este livro:

SCAHILL, Jeremy.  Blackwater: a ascensão do exército mercenário mais poderoso. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.  548 p.

Artigo anteriorEu sou o mensageiro
Próximo artigoControle da administração pública direta e indireta e das concessões