Arbitragem na administração pública

12

Autor: Gustavo da Rocha Schmidt

Capa de Livro: Arbitragem na administração pública

Crescem a cada dia as áreas de arbitragem e mediação. Cria-se, assim, novo mercado profissional para advogados e não advogados. E tenta-se diminuir a excessiva e cara judicialização da vida cotidiana de todos nós.

As condições necessárias para este crescimento já estão aí: legislação suficiente e jurisprudência favorável. Caminho sem volta. No Brasil e no mundo.

Recentemente, abriram-se duas novas possibilidades: a mediação tec­nológica de massa, sobretudo em conflitos consumeristas; e a arbitragem em disputas envolvendo a administração pública.

É desta última que este livro do professor, advogado e homem público, Gustavo Schmidt, trata.

Para que este novo mercado se consolide, é preciso, porém, que a administração pública federal, estadual e municipal implemente regulamentação interna e treine seus profissionais.

Gustavo Schmidt, além de explicar a arbitragem na administração pública, propõe com clareza e pragmatismo uma regulamentação geral que sirva de modelo para a União, estados e municípios. Muitos talvez precisem de orientação e inspiração segura, com embasamento legal e doutrinário. Aqui vão encontrar.

Sobretudo para que possamos ter uma expandida prática de arbitragem feita de realidades e não de abstrações teóricas e inconclusivas.

Como citar este livro:

SCHMIDT, Gustavo da Rocha. Arbitragem na administração pública. Curitiba: Juruá, 2018. 157 p.

Artigo anteriorIndependência e responsabilidade dos juízes
Próximo artigoLei de improbidade administrativa comentada