A faca de dois gumes

246

Autor: Fernando Sabino

Capa de Livro: A faca de dois gumes

A obra “A faca de dois gumes” narra a história de Aldo Tolentino, 50 anos, viúvo e com um filho do primeiro casamento e dois do segundo. Ele descobre que sua atual mulher, a fútil Maria Lúcia está o traindo com seu sócio e amigo Dr. Marco Túlio. O amante é descrito no livro como “mais baixo, mas desenvolto, bem vestido, queimado de sol, aparência esportiva”. Aldo Tolentino decide se vingar dos dois e bola um plano que ao seu ver era perfeito.
Ele forja uma viagem de trabalho para São Paulo, pega um avião e ao chegar na cidade se hospeda em um hotel. Com documentos falsos, ele sai do hotel sem que ninguém note, volta para o Rio de Janeiro e vai para sua casa. Chegando lá ele flagra a mulher infiel com o amigo na cama e mata os dois.
Com o álibi perfeito, ele nunca seria suspeito e volta então para São Paulo tranquilamente. Porém, o que ele não esperava era que seu filho Paulo Sérgio, que chegou em casa de madrugada e encontrou os dois corpos, se tornasse o principal suspeito da polícia. Paulo Sérgio é acusado, e desolado se suicida na cadeia. Aldo Tolentino sofre então com a faca de dois gumes, matou aqueles que o traíram, e como preço teve seu filho preso por um crime cometido pelo pai e morto.

Como citar este livro:

SABINO, Fernando. A Faca de dois gumes. Rio de Janeiro: Record, 1985.  239 p.

Artigo anteriorUrupês
Próximo artigoEstórias de engenho